Projeto Germinar prevê hortas urbanas em terrenos baldios de Batayporã
Durante a última sessão da Câmara Municipal, o vereador Maurício Ribeiro indicou a elaboração do programa de incentivo à criação de hortas urbanas em terrenos de baldios.
Denominada Projeto Germinar – Hortas Urbanas em Batayorã, a iniciativa foi encaminhada ao secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Casarotto.
O vereador explicou, em indicação, que a iniciativa é uma estratégia para utilizar espaços abandonados e melhorar a qualidade de vida da população.
“O custo para implantar e manter as hortas é muito baixo, considerando o reflexo social entre os vizinhos, sendo uma forma de estimular a alimentação orgânica, sem agrotóxicos, tornando os terrenos sujos e abandonados em terrenos produtivos”, justificou.
A sugestão inicial é de que a Prefeitura disponibilize sementes e orientação de profissional técnico agrícola. O intuito é que o projeto seja apadrinhado por pessoas físicas ou jurídicas que queiram ajudar os beneficiários que, por sua vez, serão responsáveis pelo cultivo e comercialização do excedente de produção após solicitação de cedência de terreno ao proprietário.